Editorial

O que dizer do bloqueio das sementes e cereais para o mundo esfomeado? O que podemos fazer, para além de semear, nem que seja numa horta vertical? Aceitam-se trabalhadores e sugestões em solidariedade. Chamar mais um(a) com o pré-curso para a renovação da mentalidade e da ação é uma outra resposta. Outros bloqueios, para além…

Convertemos os ambientes humanos à recitação com a meditação para agir, ensinando a discernir, distinguir, diferenciar, avaliar,… em nós mesmos, confinados ou não. Discernir ou julgar segundo a vontade de Deus, como acontece em Maria,… tomou o lugar nas famílias ou estamos mais dependentes das “telés”? Quantitativas as informações, repetidamente métricas, sem análise crítica ou…

No bom caminho, entre muitos outros exemplos, está o “Fermento”, agora, digital, re-nascido nas circunstâncias desta época de pandemia. As circunstâncias obrigam-nos e nos abrigam na descoberta de outras vias-sacras, apesar do adiar de tantos encontros. As ultreias e as Escolas complementar e de dirigentes, bem como, os temas formativos da Ultreia, foram salvaguardados pelo…

Reúnem com os concidadãos. Cantam e cultivam valores. Narram e refletem, às vezes, com silêncio. Fazem memória e emendam, às vezes, aquilo que precisa de crescer em luz, sal ou fermento. Assim são os cristãos. Demasiadas vezes quebramos o bom re-lacionamento, física e espiritualmente, com a Igreja, com Deus, com os outros, com as famílias….

Os processos de vida no “Movimento dos Cursilhos de Cristandade” são complexos e complementares, no Porto ou na América Latina. Em Portugal, a experiência do fervor cristão respira o mesmo ar espiritual que a sociedade europeia: mais “partidos”, menos participação, ou mais prendas e menos Natal! A complexidade mental do ser cristão receba luz do…

“Novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral” é um mote que o último sínodo dos bispos refletiu a propósito da Amazónia e da Humanidade.No dizer de Sophia de Melo Breyner Andersen seria “vida inteira” para o que dizemos como essencial e integral, ou como se afirma nos evangelhos: a vida verdadeira. Não…

Página 1 de 51 2 3 5

© 2022 MCC - Diocese do Porto