Ultreia de Vale de Cambra

Nasceu a 8 de Outubro de 1998.Inicialmente e durante vários anos, os cursilhistas dos lugares desta zona deslocavam-se à Ultreia de S.João da Madeira. O número de cursilhistas “antigos” cifrava-se em cerca de 150. Destes, é de realçar o entusiasmo decisivo que levou à formação da Ultreia, do casal Maria Almeida e Carlos Coutinho, da Preciosa e José de Almeida Bréu, da Carla Maria e António Máximo, da Maria de Fátima e Nelson da Silva Martins, de entre todos.

E, embora a assembleia já pudesse justificar a abertura de um Centro de Ultreia nestas belas terras da “Suíça portuguesa”, quase a declinar o ano de 1997 o Padre João Manuel Ribeiro, pároco de Vila Chã, envidou esforços conseguindo uma equipa de oito casais que, com ele próprio, participaram nos Cursilhos imediatos, precisamente o 238.º de Homens e o 178.º de Senhoras. E, juntamente com os “antigos” convidou a assumir o compromisso o nascimento da Ultreia de Vale de Cambra, que aconteceu em 8 de Outubro de 1998, uma noite bela e inolvidável.

A Ultreia de S.João da Madeira continuou a apoiar através de dois dos seus grupos: do Carlindo de Oliveira e do Armando Guimarães.São da sua área de missão: Vila Chã – Codal, S.Pedro de Castelões, Macieira de Cambra, Carregosa, Roge, Vila Cova de Perrinho, e Capelos. Reúne na Cripta do Santuário de Santo António, em Vale de Cambra.

Equipa Coordenadora:
Director Espiritual
Pe. José Manuel Rocha Araújo

Casal Coordenador
César Augusto Soares Vitória
Maria Alice de Jesus Tavares

Local
Cripta Santuário Stº António