Ultreia do Porto

A origem da Ultreia do Porto está intimamente ligada ao nascimento do Movimento na Diocese, com o 1.º Cursilho realizado no Seminário Maior do Porto, de 12 a 15 de Abril de 1961. A Ultreia foi-se realizando semanalmente, primeiro no Seminário da Sé, depois no Salão Paroquial do Bonfim, na Paróquia do Santíssimo Sacramento, no Seminário de Vilar, até se fixar, a partir de 15 de Abril de 1963, e por muitos anos na Cripta da Igreja dos Padres Capuchinhos, no Ameal. Nesses primeiros tempos, perdurando pela caminhada histórica do MCC da Diocese até aos nossos dias, é de realçar a participação dos Padres Capuchinhos, muitos deles passando por um Cursilho de Cristandade, que marcaram profundamente com relevantes serviços de direcção espiritual nas Ultreias, na Escola e nos Cursilhos.

Muitos outros sacerdotes, ao longo da sua caminhada apostólica, lhe têm doado uma força espiritual incomensurável. De entre esses apoios, imprescindivelmente decisivos, de sacerdotes e leigos, destaca-se o seu maior e mais firme alicerce na pessoa do Padre Valdemar Alves Pinto, cuja doação a todos os níveis firmou definitivamente o MCC da Diocese do Porto. A Ultreia do Porto é um marco de inúmeras decisões que marcaram profundamente a História do MCC da Diocese. De entre elas, é de relevar a Ultreia de 10 de Novembro de 1964, na Cripta da Igreja do Ameal, onde foi destemidamente decidida a construção da Casa de São Paulo, em Cortegaça. A Ultreia do Porto não só deliberou como se empenhou no esforço inaudito até à consumação da que é hoje, no aspecto material, um dos maiores motivos de orgulho. A partir da Ultreia do Porto o MCC foi-se expandindo por toda a Diocese, desde Santo Tirso e Vila do Conde, até Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, até concretizar os actuais 15 Centros de Ultreia.

Após cerca de 10 anos de preparação e de construção, em 1995 foi inaugurada a Casa Diocesana de Vilar, uma das grandes obras de D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo Bispo do Porto, também um “incondicional” do Movimento dos Cursilhos de Cristandade. E, a partir dessa data, a Ultreia do Porto passou, definitivamente, a ter o seu espaço semanal numa das modernas salas da Casa. Assim como o Secretariado Diocesano do MCC e as Escolas Complementar e de Dirigentes. Também a maior parte das Clausuras passaram a ser realizadas no seu magnífico e amplo Auditório.

Equipa Coordenadora:
Director Espiritual
Pe. Artur Jorge da Silva Soares 

Casal Coordenador
Ruben Miguel Lopes Fonseca
Sónia Carla Pinto Macedo Fonseca

Local
Casa Diocesana de Vilar