Ultreia de Gulpilhares

Impulsionada pelo então Pároco de Gulpilhares, Padre Fernando Silveira Neves, a Ultreia de Gulpilhares nasceu em Julho de 1963. Dos iniciadores leigos, realça-se os nomes do David Madureira, Domingos Saldanha, Fernando Pinto, António Magalhães e Armando Nogueira, participantes no 1.º Cursilho da Diocese. Nos Cursilhos seguintes e, praticamente, até ao 10.º, em Dezembro de 1962, de todos saíram cursilhistas de Gulpilhares, que foram formando um grupo razoável que, partindo da Ultreia do Ameal, incentivaram a formação desta Ultreia. Dos sacerdotes, para além do Padre Silveira Neves, o Padre Gabriel Alves e o Padre Joaquim Sousa, da equipa espiritual desse Cursilho inaugural da Diocese, no tempo respectivamente pároco de Canelas e de Miramar, foram força decisiva.

Inicialmente reuniu no Salão da Junta de Freguesia de Gulpilhares, até ser construído, na paróquia de Valadares, o Centro Maria de Nazaré, com o esforço dos cursilhistas da região e em terreno cedido pelo Seminário da Boa Nova, para onde passaram as Ultreias semanais. Desde sempre, o Seminário da Boa Nova tem dado grande apoio à Ultreia de Gulpilhares, e de entre os seus sacerdotes, os cursilhistas não esquecem o saudoso missionário Padre Manuel Augusto Trindade, Reitor do Seminário e “um apaixonado pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade, participando em vários Cursilhos e, principalmente na assistência à Ultreia onde a sua presença irradiava uma profunda simpatia, bondade, alegria e seriedade”. Faleceu inesperadamente aos 63 anos, em 23 de Julho de 1995, vitimado por um enfarte do miocárdio, quando se preparava para a grande celebração final do V Congresso Missionário Latino-Americano, em Belo Horizonte, no Brasil.

Daqui saíram as Ultreia dos Carvalhos e a Ultreia de Esmoriz. São vários os eventos organizados pela Ultreia de Gulpilhares que muito contribuíram para o livro de ouro da História do MCC da Diocese do Porto e, de entre os quais, destacámos: Clausuras de três Cursilhos de Homens (125.º, 132.º, 140.º) e 1 de Senhoras (81.º), todos eles constituídos por elementos da zona da Ultreia de Gulpilhares, desde os novos aos dirigentes. Serve as freguesias de Gulpilhares, Arcozelo, Canidelo, Madalena, Serzedo, S.Félix da Marinha, Valadares e Vilar do Paraíso. Reúne no Centro Maria de Nazaré, em Valadares.

Equipa Coordenadora:
Director Espiritual
Pe. Emanuel António Brandão Sousa

Casal Coordenador
Joaquim José Oliveira Pinheiro
Cândida Maria Azevedo Vieira Pinheiro

Local
Centro Maria de Nazaré