2Tm 4, 6-8.17-18

Caríssimo: Eu já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todos os pagãos a ouvissem; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de todo o mal e me dará a salvação no seu reino celeste. Glória a Ele pelos séculos dos séculos. Amen.
compreender a palavra
Paulo encontra-se preso e consciente de que a sua carreira chegou ao fim. Terminam os seus dias porque a sentença de morte parece eminente e termina a sua missão, que cumpriu escrupulosamente não se furtando a nenhum sacrifício por causa do evangelho. Paulo aguarda a recompensa, a coroa de glória, que não é dada pelos homens, mas por Deus. Ele não correu para ganhar a coroa de louros, mas a coroa de glória. Não correu sozinho, acompanhou outros para todos chegarem a meta. O evangelho foi anunciado e essa glória ninguém lhe pode tirar.
meditar a palavra
Perante as palavras de Paulo a Timóteo podemos perceber a alegria da missão cumprida. A alegria da fé vivida com toda a intensidade. A alegria por ter valido a pena todo o esforço, toda a dedicação, toda a entrega. O evangelho tornou-se para Paulo a principal razão de viver e os pagãos aqueles a quem incansavelmente o anunciou. Não procurou a recompensa dos homens, mas aguarda a recompensa de Deus. Paulo ensina-nos a atitude certa diante do evangelho. Uma entrega total, sem desânimo e motivada pela fé para que seja conhecido de todos o mistério de Cristo. E a liberdade total diante dos homens capaz de aceitar até a morte, porque o prémio virá das mãos de Deus.
rezar a palavra
Olho para mim, Senhor, e vejo-me pobre e desinteressante diante do testemunho de Paulo. Desejo poder dizer como ele, “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”, mas sinto-me tão longe de tal audácia. Gostava de viver tanta certeza como Paulo “já me está preparada a coroa da justiça”, mas sinto não o mereço. Percebo que é “para todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda” e eu espero, Senhor. Sinto também que estás a meu lado e me dás força, mas ainda assim, me sinto fraco. Livra-me, Senhor, da boca do leão.
compromisso
Intensifico em mim a vivência do evangelho.